Infra-Estrutura |
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Um Módulo VoIP conecta-se por um lado à placa-mãe do sistema, em qualquer slot universal disponível e este, irá requerer somente UM cabo de rede ETHERNET para ser ativado. Se for necessário mais de um Módulo VoIP, mais de um cabo será necessário e cada módulo é indepentente no que tange a parâmetros de rede.
Antes de se conectar um Módulo VoIP a um sistema, é preciso ter em mente alguns cuidados com relação à qualidade dos caminhos de rede que os sinais gerados pelo Módulo VoIP percorrerão, pois dele depende a qualidade do serviço de voz a ser apresentado ao usuário (Em inglês: Quality of Service ou QoS).
Deve ser tomado o cuidado especial com o caminho de rede:
Banda: Cada conversação simultânea vai requerer da rede uma certa taxa de bits por segundo que, muitas vezes, é relegado a segundo plano, sendo a principal causa de problemas em instalações VoIP: Considerando o pior caso (CODEC G711), CADA CONVERSAÇÃO UTILIZARÁ 96Kb/s EFETIVOS da banda disponível. No caso de 16 conversações, um total de 1.5 Mb/s serão necessários. Um erro comum é comparar esses números com os 10 ou 100Mb/s normalmente utilizados nas redes locais e subestimar o impacto que esse número. Lembre-se que sempre há "funis" nos acessos remotos que normalmente são os alvos desejados para os sinais do Módulo VoIP (acessos à internet, VPN, rádio, lances privados alugados). Nesses lances de rede a banda nominal é restrita e ainda há a figura do CIR, que, conforme cláusula contratual com o fornecedor do serviço de dados, permite a FLUTUAÇÃO da banda disponível abaixo da esperada, dificultando o trabalho do módulo VoIP. Em acessos públicos ADSL, a banda garantida pode chegar a ser somente 10% da banda contratada!
Problemas são sempre esperados num sistema mal estruturado, no ponto de vista de rede. Se não houver um cuidado especial com a rede de dados os seguintes efeitos serão perceptíveis:
Uma configuração errada, ou incompatibilidade entre equipamentos pode provocar:
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