Infra-Estrutura

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  Um Módulo VoIP conecta-se por um lado à placa-mãe do sistema, em qualquer slot universal disponível e este, irá requerer somente UM cabo de rede ETHERNET para ser ativado. Se for necessário mais de um Módulo VoIP, mais de um cabo será necessário e cada módulo é indepentente no que tange a parâmetros de rede.

 

  Antes de se conectar um Módulo VoIP a um sistema, é preciso ter em mente alguns cuidados com relação à qualidade dos caminhos de rede que os sinais gerados pelo Módulo VoIP percorrerão, pois dele depende a qualidade do serviço de voz a ser apresentado ao usuário (Em inglês: Quality of Service ou QoS).

 

  Deve ser tomado o cuidado especial com o caminho de rede:

 

Embora hoje em dia raro, jamais utilize um ponto de HUB para conectar o Módulo VoIP à rede. Use um SWITCH. Esse tipo de equipamento facilita o escoamento de pacotes, impedindo que um ponto de rede "ouça" pacotes enviados a outro, otimizando a utilização da banda disponível.

O caminho a ser percorrido pelos pacotes em direção ao outro dispositivo VoIP com o qual o Módulo "conversará" deve ser direto, passando pelo mínimo de nós de rede possível (evitar lags) e evitando caminhos concorrentes com tráfego de dados, se possível. Quando um roteador estiver inserido no caminho dos pacotes de voz, aja juntamente com a área de TI do estabelecimento, para que seja facilitado ao máximo a passagem de pacotes de voz com reserva de banda e aplicação de técnicas de QoS.



 

Banda: Cada conversação simultânea vai requerer da rede uma certa taxa de bits por segundo que, muitas vezes, é relegado a segundo plano, sendo a principal causa de problemas em instalações VoIP: Considerando o pior caso (CODEC G711), CADA CONVERSAÇÃO UTILIZARÁ 96Kb/s EFETIVOS da banda disponível. No caso de 16 conversações, um total de 1.5 Mb/s serão necessários. Um erro comum é comparar esses números com os 10 ou 100Mb/s normalmente utilizados nas redes locais e subestimar o impacto que esse número. Lembre-se que sempre há "funis" nos acessos remotos que normalmente são os alvos desejados para os sinais do Módulo VoIP (acessos à internet, VPN, rádio, lances privados alugados). Nesses lances de rede a banda nominal é restrita e ainda há a figura do CIR, que, conforme cláusula contratual com o fornecedor do serviço de dados, permite a FLUTUAÇÃO da banda disponível abaixo da esperada, dificultando o trabalho do módulo VoIP. Em acessos públicos ADSL, a banda garantida pode chegar a ser somente 10% da banda contratada!

 

  Problemas são sempre esperados num sistema mal estruturado, no ponto de vista de rede. Se não houver um cuidado especial com a rede de dados os seguintes efeitos serão perceptíveis:

 

Picote de voz: A voz é entrecortada, de uma parte, de outra ou ambas, podendo tornar a conversação impossível. O picote é causado por excesso de pacotes num determinado lance de rede que impede que a voz chegue ao outro lado em tempo hábil para ser reproduzida. Solução: aumento de banda, administração de reserva de banda, utilização de técnicas de QoS, utilização de equipamentos de nós (roteadores) apropriados para estas tarefas. Avalie a contratação de uma rede isolada, exclusiva para voz. O investimento é rapidamente pago com a economia das ligações.

Queda de ligação: Causado por oscilação súbitas de banda, que suprimem a voz por tempo suficiente para que a ligação seja interrompida.

Atraso na voz: Quando um interlocutor fala e a sua voz demora tempo considerável para ser ouvida do outro lado, dificultando um diálogo. Causado por redes que têm muita oscilação de tráfego (rajadas), que obriga o Módulo VoIP armazenar mais falas para evitar picote. Pode causar eco nas ligações.



 

Uma configuração errada, ou incompatibilidade entre equipamentos pode provocar:

 

Impossibilidade de chamar, ou desconectar

Unilateralidade: A voz só vai num sentido, mas não é percebido no outro.

Distorção: Voz irreconhecível