ISDN PRI - Encaminhamento

   

 

 Utilize essa tela para parametrizar detalhes desse módulo referentes à relação dos dígitos de encaminhamento com o plano de numeração do Sistema ACTIVE.

 

Adaptação para o Plano de Numeração:

 

 Se o Sistema ACTIVE dispõe de apenas UMA interface E1, deixe esse campo vazio ("Somar com 0") e crie o plano de numeração do equipamento de acordo com a faixa DDR fornecida pela Operadora. Só faz sentido preencher esse campo, caso o usuário tenha mais de um fornecedor de serviços e tenha faixas DDR diferentes, em operadoras diferentes. Desse modo, pode fazer com que um ramal tenha mais de um número de acesso, no ponto de vista da operadora secundária.

 

Ex: Suponha que o plano de numeração do ACTIVE foi montado de 7000 a 7199, de acordo com a faixa fornecida pela operadora principal A, utilizando um módulo qualquer, TD ou ISDN. Algum tempo depois, o usuário passou a utilizar TAMBÉM os serviços da operadora B, que disponibilizou a faixa DDR de 5300 a 5499. Como fazer os ramais 7000 a 7199 tocarem, caso uma ligação chegue para os ramais 5300 a 5499? Nesse caso, a forma mais simples é a translação de números, no Módulo ISDN PRI. Basta configurar a Interface correspondente à operadora B para "Somar com 1900" (5300+1700=7000). Assim ligações DESSA OPERADORA destinadas a 5300, tocam no 7000. Ligações para 5301 tocam no 7001 e assim por diante.

       O raciocínio deve ser sempre para ligações DE ENTRADA. No caso de ligações de saída, o Sistema ACTIVE calcula automaticamente qual deve ser a identificação de "A" fornecida à operadora B, para que se encaixe no plano de numeração dela.

 

Configurações para tráfego de entrada:

 

Número de dígitos a aguardar: Normalmente uma operadora enlaçada via ISDN encaminha números de "B" completos, incluindo prefixo. Informa aqui ao Módulo ISDN PRI quantos dígitos compõe o plano de numeração de ramais interno. O Módulo ISDN PRI retirará do número de "B" os últimos dígitos, e tantos quantos aqui informados, para encaminhar ao sistema.
Ramal chave: Identifique qual o número do ramal-chave, normalmente o número principal do feixe, para ser utilizado como identificação de "A", caso o ramal originador não faça parte da faixa DDR da operadora. Veja exemplo abaixo.
Faixas DDR do feixe: O Sistema ACTIVE precisa conhecer a faixa DDR contratada com a operadora correspondente a essa interface. Quando um ramal qualquer do sistema origina uma ligação, precisa ser identificado para a operadora. Não necessariamente o número desse ramal originador precisa estar contido na faixa DDR contratada. Caso não esteja contido, o ACTIVE o identifica pelo NÚMERO CHAVE. Pode haver mais de uma faixa DDR possível, com a mesma operadora.

 

Ex: Suponha que uma empresa contrate de uma operadora a faixa DDR 200 a 299 e escolha como número chave "222". Configure então nos campos dessa tela:

 

Número de dígitos a aguardar: 3
Faixas DDR do feixe: 200 a 299

                                    000 a 000

Número chave:          222

 

Observe que a faixa DDR é menor que a capacidade do equipamento e podem haver ramais não inclusos na faixa DDR, o que os fazem inacessíveis pela rede pública, mas não necessariamente são impedidos de originar ligações. Nesse exemplo, se um ramal batizado de "302" originar uma ligação, o Sistema ACTIVE identifica que está fora da faixa contratada e gera a ligação, identificando-o como "222".

 

Suponha que após algum tempo, a empresa resolve adquirir outra faixa DDR para expandir o acesso aos demais ramais. Nem sempre a operadora dispõe da faixa DDR complementar, no caso "300 a 399" e pode oferecer uma faixa diferente, ex: "600 a 699". Essa nova faixa provavelmente provocará uma necessidade de modificação nos números de alguns ramais, mas deve ser informada ao Módulo ISDN PRI, como autênticos, ficando:

 

Número de dígitos a aguardar: 3
Faixas DDR do feixe: 200 a 299

                                     600 a 699

Número chave:         222

 

Configuração para tráfego de saída:

 

 Parametriza atitudes do módulo com relação a como ela identifica o usuário originador da ligação, para a central externa.

 

Prefixo comum: Preencha esse campo com os números iniciais da identificação de "A", comum a todos os ramais da empresa.
Concatenar número do ramal: Se marcar essa opção, o número do ramal originador será adicionado ao final do "prefixo comum", para completar a identidade do chamador.

 

Ex 1: Se a faixa DDR de uma empresa é 200 a 399 e os ramais são acessados externamente na faixa, digamos, 3654-8200 a 3654-3999, preencha:

 

Prefixo comum: 36548

Concatenar : SIM

 

 Desse modo, qualquer ramal que originar uma ligação por essa interface, será identificado individualmente para a central externa.

 

Ex 2: Na mesma empresa do exemplo 1, se for desejável que todos os ramais sejam identificados para a central externa como "36548222", preencha:

 

Prefixo comum: 36548222

Concatenar : NAO