Troca de Operadora em Tomada de Linha Padrão

Início  Anterior  Próximo

 

         Descrição compatível com versões de sistema anteriores à 2.00.

 

         Há duas formas de um usuário acessar linha tronco. Uma delas é a Tomada de Grupo de Acesso Externo específico, em que ele disca um código que faz com que seja acessada uma das linhas pertencentes ao grupo requerido. Nessa metodologia, quando há tomadas de linha com processamento de operadoras envolvido, apenas as colunas 1 e 2 das Tabelas de Troca são utilizadas.

 

         O segundo método de tomada de linha externa é o convencional "0" (Toma Linha), que a princípio tenta fornecer linha externa pertencente a qualquer Grupo de Acesso Externo, desde que "Conectada à Rede Pública". O usuário utilizará um ou outro método transparentemente, dependendo da programação no Plano de Numeração e/ou seu treinamento. Cabe ao operador conduzir a operação mais apropriada à aplicação.

 

         O método de acesso direto a Grupos de Acesso Externo (originalmente "61"a "68") é planejado para acessos específicos a grupos de troncos, tal como linhas de junção ou linhas externas específicas para certas aplicações (ex: linhas exclusivas para ligações locais). A tomada de linha genérica parte do princípio que qualquer linha "conectada à rede pública" serve, o que corresponde à grande maioria das aplicações. Observe porém, que se o código "61" for substituído no plano de numeração por "0", o usuário não notará diferença operacional, mas para o sistema é uma enorme diferença.

 

         A  utilização desse segundo método traz um poder extra para as Tabelas de Troca de Operadora, já que abre a liberdade de escolha do Grupo de Acesso Externo, com base na linha da tabela de troca.

 

         Quando um usuário requer acesso genérico à linha externa, o sistema escolhe uma linha disponível para ser tomada, indistintamente. Varre seus troncos desde o de menor número até o de maior número, procurando um que esteja disponível, acessível, que pertença a um Grupo de Acesso Externo "Conectado à Rede Pública" e que atenda aos requisitos particulares do ramal:

 

       Prioridade 1: Procura um tronco Exclusivo do ramal solicitante.
       Prioridade 2: Procura um Tronco de Saída do ramal solicitante.
       Prioridade 3: Procura um tronco qualquer acessível pelo solicitante.

 

         Reservada a linha, aguarda que o usuário disque a seqüência de dígitos desejada. Se a Tabela de Troca correspondente ao Grupo de Acesso Externo vinculado à linha reservada especificar um Grupo de Acesso Externo na linha correspondente ao código discado pelo usuário, o sistema pode abandonar a linha reservada e tomar outra, que pertença ao novo Grupo apontado. Esse recurso é útil quando o operador deseja que o equipamento escolha automaticamente o Grupo de Acesso Externo, conforme o número discado pelo usuário.