Porta de Rede

Início  Anterior  Próximo

 

 Quando utilizando as ferramentas de expansão Windows, entenda por Rede TCP/IP uma rede local qualquer (IBM, Microsoft, Novell, etc.) que possua instalado o protocolo TCP/IP (o mesmo protocolo utilizado para acesso à Internet).

 

 Não é o objetivo deste arquivo de ajuda explicar o funcionamento de uma Rede Local (LAN) nem do protocolo TCP/IP. É feito apenas um breve comentário sobre a Identificação IP, para facilitar a instalação dos Módulos Servidor/Cliente de Rede.

 

 

 Para estabelecer uma conexão numa rede TCP/IP, os softwares envolvidos devem estabelecer também uma porta de rede, pela qual se comunicarão. A explicação é simples: um computador de número IP único pode executar simultaneamente vários softwares que se utilizam de rede. Para que um software não receba dados destinados a outro, cada um deve usar uma porta de rede diferente. É como se o número IP  fosse o endereço de um edifício e a porta o número do apartamento.

 

Teste

 

 Para testar o funcionamento do protocolo TCP/IP em uma Rede, utilize o comado ping do Windows:

 

 

Entre na janela de DOS

 

Digite a palavra "ping", seguida da Identificação IP do computador onde está instalado o Módulo Servidor de Rede, ou outra Identificação IP qualquer (exemplo: ping 192.168.0.3)

 

Se vier resposta, significa que o protocolo TCP/IP está funcionando. Caso contrário, alguma coisa deu errado: se o número IP passado foi o da própria máquina significa que esta máquina não possui o protocolo TCP/IP instalado; se o número IP passado foi o de outro computador, este outro computador e/ou o computador que gerou o comando não estão com o protocolo TCP/IP corretamente instalados e configurados.