Programação Coletiva

   

 

         Para simplificar tarefas repetitiva, use a Programação Coletiva para numerar seqüencialmente e simultaneamente toda uma faixa de ramais.

 

         É necessário que a faixa a ser numerada esteja ordenada e em seqüência na tela do editor. Use para isso os recursos de ordenação, que tornam possível qualquer ordem.

 

         Com o botão esquerdo do mouse, clique sobre uma entrada do Plano de Numeração e arraste o mouse, mantendo o botão pressionado, até a última entrada que deve ser alterada, para selecioná-las. As entradas que serão modificadas ficam com a cor diferente das que não serão modificadas. Com o botão direito do mouse, selecione Prog. Coletiva e escolha qual será o número atribuído à primeira entrada selecionada. As outras entradas serão automaticamente preenchidas em ordem crescente.

 

         O editor criará seqüências consecutivas da primeira até a última entrada selecionadas, as novas seqüências de acesso precisam ser únicas, isto é, não pode haver seqüência idêntica às que estão sendo criadas. Se for detectada uma coincidência, a operação automática de numeração será interrompida no ponto da coincidência.

 

         Se o operador marcar a opção "Alterar mesmo se houver número idêntico", o editor aceitará as duplicidade, mas alterará as outras entradas em duplicata, acrescentando um ponto de exclamação (!) adiante de suas seqüências discáveis. Essa operação inutilizará essas entradas, que precisarão ser editadas. O editor alertará sobre a presença de entradas não discáveis.

 

 

 

         É importante salientar que qualquer alteração imposta pelo editor ao plano de numeração é de cunho exclusivamente local. Dados precisam ser buscados no PABX e para que alterações sejam refletidas no PABX é necessário que as informações lhe sejam TRANSMITIDAS.