Procedimentos do Auto-atendimento

Início  Anterior  Próximo

 

 O sistema de auto-atendimento possui uma gama de aplicações, em especial, quando faz a interface com troncos analógicos ou equipamentos de transmissão que utilizam a técnica FXS.

 Funciona como automatizador de atendimentos para discagem automática externa, administrador de ligações recebidas com atendimento interno segundo o menu.

 Um acessório importante desse serviço é a Placa VOX/Espera/DISA, que emite mensagens faladas ao usuário atendido.

 

 Caso haja atendimento programado e uma placa VOX/Espera/DISA detectada no sistema, havendo uma ligação de entrada, o Sistema ACTIVE Advanced procura uma interface de fala livre para atendê-la. Se todas as interfaces estão ocupadas, a ligação continua “chamando”, até que haja um órgão disponível para atendê-la.

 

 Assim que a ligação é atendida, o usuario chamador ouve a mensagem programada e disca o código de acesso interno, de acordo com o Plano de Numeração básico do equipamento. As discagem devem ser DTMF e pode ser efetuadas durante a emissão da mensagem.

 As intenções possíveis de discagem são:

 

§        Número de ramal interno;

§        Número de chamada a setor;

§        Seqüência de acesso a ramal virtual para tomada de linha externa (número de acesso + senha).

 

 Se uma discagem efetuada não corresponde a um número válido ou possível, um bip duplo é emitido e o Sistema ACTIVE Advanced aguarda uma nova discagem do usuário externo. Não havendo discagem válida durante o tempo programado, o sistema recorre ao transbordo da ligação.

 

 Quando há a programação e emissão de mensagens de voz, o atendimento será limitado pela disponibilidade de órgãos faladores VOX/Espera/DISA e disponibilidade de órgãos receptores DTMF.

 Caso não haja programação da emissão de mensagens de voz ou não haja uma Placa VOX/Espera/DISA instalada, a capacidade de atendimento simultâneo do Sistema ACTIVE Advanced é limitada somente pelos recursos de detecção DTMF disponíveis.

 Na tela Informações|Estatística do TGCO há informações sobre taxa de ocupação e sucesso da operação, indicando o correto dimensionamento. Fracassos no acesso são momentâneos, e não significam que a ligação não foi atendida mas aguardou um tempo maior para ser atendida.

 

Mensagens para Atendimento Automático

 

 A gravação de mensagens para o Atendedor Automático deve ser feita com volume baixo, evitando música de fundo e vozes menos graves, aumentando a qualidade da mensagem.

Lembre-se que junto com a mensagem há um órgão DTMF que interpretará os dígitos discados pelo usuário externo.

Distorções por nível alto, músicas de fundo e vozes femininas às vezes podem ser confundidas com dígitos discados pelo usuário externo, causando má interpretação da intenção.