Grupos Atendedores DDR |
![]() ![]() ![]() |
Quando a aplicação requer que vários ramais toquem simultaneamente quando chega uma ligação externa, o Sistema ACTIVE Advanced oferece o mecanismo de Grupo Atendedor. Um Grupo Atendedor é um agrupamento de ramais que devam ser chamados (tocam) sempre que uma ligação de entrada se faz presente numa linha externa. Um Grupo Atendedor pode ter de um a trinta ramais e um ramal pode fazer parte de vários Grupos Atendedores. Há grupos diurnos e noturnos, flexibilizando a forma com que as ligações são atendidas à noite.
Linhas analógicas (ou digitais PLA) são SEMPRE vinculadas a Grupos Atendedores. Já linhas digitais DDR não são intrinsecamente vinculadas a tais grupos. Podem porém ser atendidas por um desses grupos, bastando que a ligação que chega declare a intenção de tocar em um Grupo Atendedor Específico, pelo número discado pelo assinante chamador. Normalmente o número chave do estabelecimento é vinculado no Plano de Numeração.
Ao todo são oito os Grupos Atendedores DDR, associáveis a troncos analógicos e desses, quatro são associáveis também a troncos digitais.
Tronos Analógicos (ou digitais PLA)
Há duas formas de se programar Grupo Atendedor a um tronco analógico. Um tronco pode ter seu grupo atendedor particular (Lista de Ramais Individual) ou ser vinculado a uma lista global (Grupo Atendedor DDR). Quando muitos troncos têm o mesmo grupo de ramais atendedores, o segundo é o método mais prático.
Troncos Digitais
Troncos digitais DDR foram concebidos para chamar diretamente um ramal específico. Se por qualquer motivo deseja-se que um tronco digital toque em vários ramais ao mesmo tempo, utiliza-se também o conceito de Grupo Atendedor, fazendo a associação de um número interno no Plano de Numeração a um de quatro Grupos Atendedores DDR. Assim, cada vez que aquele número for chamado, tocam todos os ramais do grupo escolhido. O primeiro a atender passa a ser o titular da ligação, silenciando os demais. O equipamento dispõe de quatro Grupos Atendedores DDR independentes, capazes de criar quatro núcleos de atendimento simultâneo, normalmente associados ao número chave da dependência do usuário. Assim podemos ter até quatro números chave distintos, fazendo tocar grupos diferentes de ramal.
A associação entre o número chave e os Grupos Atendedores DDR faz-se no Plano de Numeração, fazendo com que o número chave não seja um ramal, mas vários. As intenções denominadas "Acesso a Grupo Atendedor DDR 1 a 4" devem ter seus códigos de acesso alterados de forma a coincidirem com o(s) número(s) chave(s) do usuário. Inclua os ramais a receberem os toques de chamada em torno de cada grupo utilizado.
Grupos Atendedores DDR têm cada um sua versão noturna e diurna, variando o grupo chamado conforme o Serviço Noturno esteja ativo ou não.
Veja Comparação entre Grupo Atendedor DDR e Acesso a Setor
|