Operando Ramais IP |
![]() ![]() ![]() |
Registro
Um ramal IP entra em operação tão logo o Sistema ACTIVE, por intermédio do Módulo VoIP, reconheça uma solicitação de registro que possa ser corretamente autenticada pela Identificação do Usuário e Senha para Ativação existente no Cadastro de Ramais IP e Virtuais. A correta configuração dos diversos tipos de endpoints SIP é fundamental para o correto funcionamento do sistema e mesmo corretamente configurado, não se assegura 100% de compatibilidade, dada a amplitude das normas que regem o assunto. Veja mais detalhes no help online do Módulo VoIP.
Ramais IP registram-se periodicamente de forma a manter o Sistema ACTIVE ciente de sua disponibilidade e de sua localização na rede (IP). Ramais IP não registrados, ou que tiveram seu registro expirado por tempo não podem ser localizados e o Sistema ACTIVE tomará medidas de recusa ou redirecionamento da ligação, conforme programado na criação da personalidade que o representa.
Uma vez registrado, o ramal IP assume as propriedades da "personalidade Virtual" correspondente em tempo de configuração e pode ser operado como se fosse um ramal comum. Além de liberdade para chamada a qualquer outro ramal, seja físico ou IP, tem a liberdade de tomar linha tronco para ligação externa (qualquer linha, VoIP ou física, ditada normalmente pela tabela de roteamento do sistema) além de fazer um repertório de atitudes de comando sobre o Sistema ACTIVE (Cadeado eletrônico, captura, captura de setor, transferência, nova chamada, conferência, consulta, etc.).
Discagem composta
O usuário de um ramal IP precisa pressionar a tecla SEND de seu aparelho ou softphone (às vezes a tecla "#" serve de SEND, conforme o aparelho), quando quiser enviar uma sequência de dígitos a serem interpretadas pelo sistema hospedeiro. Para chamar um ramal qualquer, a operação é trivial: disca-se o número do ramal + SEND. Para fazer ligação externa, ou fazer uso de qualquer operação que envolva parâmetros, é necessário discar toda a sequência, antes de pressionar SEND. Exemplos:
Media Gateway
Cada ligação mantida com um ramal IP, ou a partir de um ramal IP, ocupa UM canal no Módulo VoIP, mesmo que estejam falando entre ramais IP (módulo age como media gateway). Esse canal VoIP é alocado automaticamente dentre os canais VoIP disponíveis, que estejam na mesma ZONA DE REDE (Veja documentação do Sistema ACTIVE) pela qual o endpoint se registrou. Os ramais IP, então, COMPETEM com troncos VoIP, quando utilizado em conjunto com operadoras VoIP. Não é possível chamar ou fazer chamada a partir de um ramal IP quando todos os canais VoIP disponíveis estiverem ocupados.
Todo ramal IP pode, por seus próprios recursos, fazer mais de uma ligação simultânea. Para o Sistema ACTIVE, porém, cada nova ligação que fizer desse modo, ocupará mais um canal, reduzindo a disponibilidade do sistema. Para evitar esse incômodo foi criado o conceito de FLASH para ramais IP, que faz com que a operação IP se limite a um único canal VoIP, comportando tal e qual a operação a partir de um ramal comum.
"Triple STAR"
Não é comum ramais IP oferecerem a tecla FLASH, dada sua natureza autônoma. No Sistema ACTIVE, porém, quando o usuário tecla três vezes a tecla "*" (Asterisco, ou star) em um período curto (menor que 2 segundos), o sistema entende a operação como FLASH e passa a fornecer tom de discar interno, retendo a ligação corrente, exatamente como se estivesse operando através de um ramal comum.
A partir desse tom de discar, age como se estivesse num ramal comum, comandando nova ligação, invocando conferência, transferências, outras ligações, etc.
|