Roteamento de Ligações

Início  Anterior  Próximo

 

         Cada vez que um usuário disca "0" (tomada de linha tronco para discagem externa), o sistema fornece-lhe um tom de discar, convidando-o a discar o número desejado. À medida em que os dígitos vão sendo discados, o Sistema ACTIVE Advanced os compara com inserções na Tabela de Roteamento à qual o ramal está configurado (são 10 opções), até que coincidam sem margem de dúvida a uma linha horizontal da tabela. Essa linha define para o sistema o caminho fisico a ser tomado pela ligação (roteamento), assim como duas alternativas, caso não encontre linhas livres e aptas no caminho principal. Assim pode-se direcionar as ligações para esse ou aquele grupo de linhas, transparentemente ao usuário.

 

         É importante ressaltar a diferença entre os conceitos de rotear fisicamente e selecionar operadora de longa distância ou operadora VoIP. A tarefa de rotear ligações significa encontrar um caminho físico apropriado de saída para ligações externas. Selecionar operadora de longa distância/ operadora VoIP significa, dado um caminho físico já determinado, indicar os dígitos da operadora de longa distância ou regras de processamento VoIP mais apropriados para o momento, função esta da Tabela de Processamento de Discagem.

 

         O roteamento automático de ligações será solicitado não só no caso de tomada de linha com "0" mas também em toda discagem a partir de agenda (obs), rediscagem (obs), desvio externo e qualquer outro método que solicite discagem externa genérica.

 

         A Tabela de Roteamento precisa ser cuidadosamente preenchida, já que um número discado que não ache correspondência NÃO SERÁ ENCAMINHADO, com a aplicação de tom de ocupado ao usuário e mensagem "Não Roteável" em visores de terminais.

 

         Atenção: Só faz sentido configurar a Tabela de Roteamento se o Sistema ACTIVE Advanced estiver sendo atendido por mais de uma prestadora de serviços públicos ou privado e que faça sentido selecionar o caminho, a partir do número discado pelos usuários.

 

         Podem ser montadas até dez tabelas diferentes e um ramal pode utilizar apenas uma delas, conforme configuração.

 

Vínculos

 

 A versão 4.00 incorporou na Tabela de Roteamento o conceito de Vínculo, intimamente relacionada com operadoras VoIP. Só use vínculos se o Grupo de Acesso Externo em questão agrupar os Troncos VoIP de seu sistema.

 O Vínculo cria uma condição adicional para que aquele caminho físico (Grupo de Acesso) seja considerado apto e seja escolhido: Não pode estar em situação de alarme. Utilizado o Vínculo, o sistema passa a olhar para o par "Grupo+Vinculo" para selecionar uma linha. Caso hajam linhas livres, mas se o Vínculo estiver em condição de alarme, aquele caminho não será escolhido, passando o sistema a avaliar a próxima alternativa.

 O objetivo é permitir a coexistência de diferentes operadoras VoIP no mesmo sistema, que fazem uso do mesmo feixe físico de troncos. Se uma operadora VoIP está com problemas (alarmada), o sistema pode direcionar a ligação para outra alternativa, que tanto pode ser outra\o feixe físico, quanto o mesmo, alterado o Vínculo.

 Vínculo, então, identifica uma Operadora VoIP, e é representado por uma letra de "A" a "J". Essa associação é feita diretamente no Módulo VoIP.

 Quando se vincula uma opção de roteamento, o administrador também está abrindo mão da Tabela de Processamento nativa do Grupo selecionado, passando a utilizar a Tabela VoIP exclusiva da operadora respectiva "A" a "J".

 

 

Veja Regras para preenchimento da Tabela de Roteamento

Veja Exemplo 1

Veja Exemplo 2

Hábitos de Discagem