Tomada de linha tronco no Sistema ACTIVE Advanced

Início  Anterior  Próximo

 

         Há três formas de um ramal tomar conscientemente uma linha para discagem externa no Sistema ACTIVE Advanced:

 

       Tomada Seletiva (manual) por Grupo de Acesso Externo
       Tomada Geral (padrão)
       Tomada específica

 

Tomada Seletiva por Grupo de Acesso Externo (manual)

 

         Todas as linhas externas do Sistema ACTIVE Advanced são agrupadas segundo afinidade quanto ao destino físico (ex: Linhas conectadas à operadora "x", ou linhas conectadas à operadora "y" ou linhas conectadas a um equipamento privado externo, ou linhas VoIP via internet).

         Quando o usuário disca no seu teclado um código correspondente a uma Tomada de Grupo de Acesso Externo (1 a 8), está solicitando ao sistema a seleção de uma linha tronco livre, acessível àquele ramal, que faça parte do agrupamento externo selecionado.

         A linha selecionada deve atender aos seguintes requisitos:

 

       O sistema verifica se o ramal solicitante tem Troncos Exclusivos (seja programados individualmente, seja por vinculação a uma classe) que pertençam especificamente ao Grupos de Acesso Externo solicitado. Caso tenha, procura um livre.
       Caso não tenha Troncos Exclusivos no Grupo solicitado ou se todos estiverem ocupados, verifica se o ramal solicitante tem Troncos de Saída (seja programados individualmente, seja por vinculação a uma classe) que pertençam especificamente ao Grupos de Acesso Externo solicitado. Caso tenha, procura um livre. Se tem pelo menos um tronco de saída no grupo especificado mas estão inacessíveis, cessa a procura e falha a tomada de linha. O ramal pode ter outros troncos de saída em outros Grupos, mas a busca e exclusivamente naquele solicitado.
       Caso não tenha Troncos de Saída no Grupo solicitado, procura qualquer outro tronco livre que pertença ao Grupo de Acesso Externo solicitado.
       Caso não ache tronco algum livre no grupo selecionado, recorre eventualmente ao redirecionamento indicado nas Propriedades.
Vínculos são ignorados nesse caso. Cuide para que não hajam problemas com operadoras VoIP, ex: apenas uma operadora VoIP, com regras na Tabela de Processamento feitas de acordo com a única operadora VoIP.

 

Tomada de Linha Geral

 

         Descrição compatível com versões de sistema posteriores à 2.00.

 

         Quando o usuário disca em seu teclado o código de Tomada de Linha "0", solicita ao sistema que disponibilize um acesso para discagem externa, conforme os primeiros dígitos que discar. Essa ação é controlada pela Tabela de Roteamento, que define rota principal de saída e ainda elege duas alternativas. Para cada um dos Grupo de Acesso Externo (rotas físicas) indicadas (principal e alternativos), é feita uma busca para localizar uma linha livre.

         O procedimento do sistema para a seleção é:

 

O Vínculo é primeiramente analisado (se houver), para saber se a alternativa física é aceitável. Caso o vínculo corresponda a uma opção VoIP bloqueada, a opção física é descartada antecipadamente, passando o sistema a analisar as demais alternativas.
       O Sistema ACTIVE Advanced verifica se o ramal solicitante tem Troncos Exclusivos (seja programados individualmente, seja por vinculação a uma classe) que pertençam ao Grupo de Acesso Externo correspondente à rota principal. Caso tenha, procura um livre.
       Caso não tenha Troncos Exclusivos ou se todos estiverem ocupados, verifica se o ramal solicitante tem Troncos de Saída (seja programados individualmente, seja por vinculação a uma classe) que pertençam ao Grupos de Acesso Externo correspondente à rota principal. Caso tenha, procura um livre. Se tem pelo menos um tronco de saída mas estão inacessíveis, cessa a procura e falha a tomada de linha pela rota principal.
       Caso não tenha Troncos de Saída, procura qualquer outro tronco livre que pertença ao Grupos de Acesso Externo correspondente à rota principal.
       Caso não encontre troncos na rota principal, ou o Vínculo da rota principal (se houver) apresente situação de bloqueio, repete todo o procedimento para a "rota secundária".
       Caso não encontre troncos na rota secundária, ou o Vínculo da rota secundária (se houver) apresente situação de bloqueio, repete todo o procedimento para a "rota alternativa".
       Se não encontra, somente nesse caso, tenta tomar troncos pela metodologia de "Acessibilidade Externa Remota", que recorre a links de junção para tomada de linha em outro PABX.

 

 

         Descrição compatível com versões de sistema anteriores à 2.00.

 

         Quando o usuário disca em seu teclado o código de Tomada de Linha Genérica "0", solicita ao sistema uma linha livre, sem distinção quanto ao Grupo de Acesso externo, mas que atenda ao quesito de estar "Conectado à Rede Pública".

         A linha selecionada deve atender aos seguintes requisitos:

 

       O Sistema ACTIVE Advanced verifica se o ramal solicitante tem Troncos Exclusivos (seja programados individualmente, seja por vinculação a uma classe) que pertençam a Grupos de Acesso Externo "Conectado a Rede Publica". Caso tenha, procura um livre.
       Caso não tenha Troncos Exclusivos ou se todos estiverem ocupados, verifica se o ramal solicitante tem Troncos de Saída (seja programados individualmente, seja por vinculação a uma classe) que pertençam a Grupos de Acesso Externo "Conectado à Rede Pública". Caso tenha, procura um livre. Se tem pelo menos um tronco de saída mas estão inacessíveis, cessa a procura e falha a tomada de linha.
       Caso não tenha Troncos de Saída, procura qualquer outro tronco livre que pertença a Grupos de Acesso Externo "Conectado a Rede Pública".
       Se não encontra, tenta tomar troncos pela metodologia de "Acessibilidade Externa Remota", que recorre a links de junção para tomada de linha em outro PABX.

 

Tomada Específica

 

         Um ramal toma, especificamente, a linha apontada, seja discando "55"+ número da linha, seja clicando na tecla correspondente à linha desejada (Terminais inteligentes), seja utilizando o botão correspondente no painel do KS (KS-HB Executive). É uma forma de acesso normalmente empregada para testes, ou por operadores com recursos visuais.

 

         Esse critério de tomada é semelhante à Tomada Seletiva (manual) por Grupo de Acesso Externo, com a exceção que dá preferência ao tronco apontado. Se o tronco apontado está ocupado, indisponível ou não acessível pelo solicitante, outro tronco do mesmo Grupo de Acesso Externo será selecionado, seguindo as regras descritas anteriormente. Não há provisão para Vínculos.