Ramais Virtuais e Ramais IP |
![]() ![]() ![]() |
Atenção: Ramais Virtuais são recurso opcional do Sistema ACTIVE, comercializado separadamente. Veja detalhes. Ramais IP são recursos especiais do Sistema ACTIVE, comercializado separadamente.Veja detalhes.
Ramal Virtual é um recurso do Sistema ACTIVE Advanced, cuja principal aplicação é o compartilhamento de aparelhos telefônicos (ou posições de atendimento) entre vários usuários, permitindo que se mantenha o controle das contas telefônicas e a operacionalidade do sistema. Com o auxílio de programas bilhetadores e tarifadores como o TARITRON, podem ser criadas contas individuais por usuário, independentemente de qual aparelho foi usado para gerar ou receber ligações. No caso de ocupação semi-permanente, o usuário pode ser localizado pela discagem direta de um Número de Identificação.
O Sistema ACTIVE Advanced permite a criação de personalidades muito parecidas com os ramais comuns, com a diferença que não têm circuito físico associado (não tem placa física ou par de fios), daí ser chamado de "virtual". O objetivo das personalidades virtuais é substituir temporariamente a identidade de um ramal físico.
Um Ramal IP é um terminal localizado fisicamente numa rede de computadores, acessível ao Sistema ACTIVE através de um Módulo VoIP. Sua criação é idêntica à criação de um Ramal Virtual, isto é, utiliza-se de uma "personalidade virtual" para fazer-se presente ao sistema.
Um Ramal Virtual ou IP possui um Número de Identificação, uma Senha de Ativação e um conjunto de propriedades e programações idênticas às de um ramal físico. Quando um usuário disca em um aparelho qualquer a Senha de Ativação de um Ramal Virtual, aquele ramal hospedeiro perde sua identidade, passando a assumir a identidade do Ramal Virtual ocupante. Da mesma forma, se um endpoint de rede fizer uma operação de registro de um aparelho IP, desde que a identificação e a senha coincidam com uma personalidade virtual, passa a ser presente no sistema para quaisquer fins, adotando as propriedades definidas para o ramal assim criado.
Ligações internas ou externas dirigidas para aquele Número de Identificação farão chamar no aparelho hospedeiro ou aparelho IP. Da mesma forma, ligações externas originadas a partir de uma posição Virtual/IP, serão registradas (identificadas, bilhetadas e tarifadas) sob o Número de Identificação correspondente.
Quando um Ramal Virtual ocupa uma posição física, traz toda sua programação consigo, mascarando completamente as programações originais do ramal hospedeiro. Um Virtual ativo traz seu número, nome, sua categoria, tabelas de discriminador, setor, agendas, desvios, propriedades, enfim todo o repertório de programação passível a um ramal. A única propriedade que resta ao ramal hospedeiro é seu número: ligações originadas para o número associado ao ramal hospedeiro também o fazem tocar.
A mesma personalidade virtual pode ser compartilhada por ramais físicos ou IP, indistintamente. O único cuidado é evitar a utilização simultânea, já que toda operação de registro efetuada a partir de um endpoint IP "tomará" a personalidade virtual para si, tendo prioridade sobre o virtual hospedado em aparelho físico.
Outra aplicação de ramais virtuais é a possibilidade de o Sistema ACTIVE Advanced atender a uma ligação externa e, sob a tutela de um ramal virtual, fazer outra ligação externa. Vide Auto-atendimento.
Cadastrando Ramais Virtuais e IP Inserindo novos Ramais Virtuais Cadastrando Novo Ramal IP ou Virtual Programando personalidades Virtuais ou IP
|